Batida na Fazenda

Fabricando seu Suplemento na Fazenda:

O fazendeiro que dispor de tempo e dedicação, poderá projetar/escolher misturadores de suplementos de forma racional e simples para ser usado na própria fazenda, desde que compre os Produtos/ Matérias primas na forma adequada, e apropriadamente destinados à alimentação animal, para sua mistura na fazenda.

Como?

tstPode-se programar batidas de 150, 300 kg ou mais. Mas o principal é o planejamento, onde necessário se faz comprar as matérias primas certas e em proporções corretas, para nutrição animal, como o Fosfato Bicalcico / a Calcita / o Sal Branco (Cloreto de sódio) e o PRE-MIX (que contem os macro e microelementos, e que é usado em quantidades ao redor de 5% na mistura).  De acordo com o consumo da fazenda, é que se deve fazer o projeto, começando pela capacidade do misturador, tipo de suplemento a ser produzido, etc..

Exemplo: Para bater 100 kg de um sal mineral com 90g de Fósforo por kg; 130 de Sódio por kg; 1.000 mg de cobre por kg (dentre outros micros) se usa, como no exemplo abaixo, um PRE-MIX contendo além, 2% de cobre:

 Exemplo:

BATIDA de 100 kg do Sal Mineral 90 P

Fosfato Bicálcico a 18% de P => x kg (x = use 50 kg para sal mineral com 90g de P/kg)
Cloreto de Sódio (Sal Branco) a 39% de Na+ => y kg (y = 33,4 kg para sal mineral com 130g de Na/kg)
PRE MIX (com 20.000 mg de cobre por kg) => 5 kg
Calcita Calcária (35% de Ca+) => QSP para fechar 100 kg
TOTAL (100 kg de SAL MINERAL PRONTO) 100 kg

* Inserir “aditivos” como os produtos homeopáticos EQUALIZADOR PLUS (Pec. Pé no Chão) / SODOMIA PLUS / PARASITO PLUS / PESO PASTO PLUS / CASCO PLUS / MAMITE PLUS, etc. / ou “aditivos” como os promotores de crescimentos (IONÓFOROS & Antibióticos), etc., conforme a programação; os quais seriam substituídos por quantidades proporcionais pela calcita.

 

Obs. A Calcita acaba sendo usada para fechar a fórmula, dando um excesso de cálcio no produto, o que não tem trazido maiores problemas. Regiões onde se tem disponibilidade de caulim, pode-se aferir o cálcio no nível desejado (130g de Cálcio, por kg do sal mineral, no caso do exemplo acima. Assim se usará calcita somente como fonte de Cálcio. Obs. Para satisfazer corretamente os níveis de cálcio, se deve considerar o cálcio já existente no fosfato), e fechar a fórmula com produto neutro como o Caulim (de disponibilidade mais difícil, no entanto)

Tem-se de procurar comprar bem as matérias primas, mas uma vez vencido esta etapa, a vantagem é que você pode projetar um sal mineral com mais ou menos fósforo, assim como todos os outros elementos. E ainda pode inserir outros produtos como a Virginiamicina, ou a Flavomicina (ou ainda montesina sódica, dentre outros ionóforos, em batida junto ao pré-mix para fazer um núcleo para confinamento). Os Produtos Homeopáticos seriam usados para atender ao seu problema, ou a programação feita para um lote de animais; além de poder bater sais UREADOS, Proteinados ou Energéticos, fabricando para cada época e cada categoria animal, um tipo de suplemento. Eleva sua versatilidade, o que reflete em sua produtividade e na economia/racionalização no uso de suplementos. Veja que tudo isto uma firma de sal mineral pode fazer, mas ela consegue atender detalhadamente somente a grandes pecuaristas, por questões de logística de entrega, junto a necessidade de fechamento de cargas.

Tem horas que temos de enriquecer o sal com fósforo, mas tem horas que isto não se justifica (manutenção da vacada nas entressafras, por exemplo), e assim racionaliza-se muito mais o uso de elementos caros. Além disso usufrui-se melhor de Técnicas como o uso do produto EQUALIZADOR PLUS (Pec. Pé no Chão) que permite – com seu uso – elevar o aproveitamento do fósforo de sais, e da Matéria Seca do Pasto, pelos seus animais. Temos caso de fazendeiro em região boa, que usa 40g de P em sal mineral para todo o gado e com sucesso. Pode-se ainda ter um Pré Mix para gado em programas de crescimento acelerado a pasto, separadamente do Pré Mix dos outros minerais.

Contato:

www.pecuariapenochao.com.br (17) 99766.0402 ogado@terra.com.br A/C Lemos, P.B.

Ou Chiquinho (17) 99783.3446 e 3267.3749 na Expressão Animal.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...