Cria a PASTO

CRIA de BOVINOS a PASTO

Cria (produção de bezerros):

Aqui reside itens de extrema importância. Antes de tudo, é bom lembrarmos que na média se paga/gasta NORMALMENTE pasto para 100 vacas o ano todo, e desmama apenas 70 bezerros ou menos em média.  O Programa que apresentaremos visa elevar esta media com metas ao desmame de 90%. Mas facilmente você pode obter no minimo 8% a mais de bezerros em sua vacada e faze-la comer 10% menos. Elevar a produção reduzindo seus custos. Eis a questão tão buscada.

Isto sem entrar no mérito da genética onde se pode praticamente dobar a produção de bezerros por área, com uso de LINHAGENS BOVINAS. Sim como o Frango ou o Porco, a lógica seria criar linhagens especializadas em bovinos, onde as exímias e econômicas mães (Gado LINHA MÃE) jamais seriam apropriadas a produzir seu mesmo BIOTIPO para ser abatido. Sim ela serve para comer pouco, parir muito e dar bom leite a cria, alem de passar genética para boa carne. Porém para ser bem explorada deve ser coberta por Touro LINHA PAI, imprimindo fatores de desempenho e qualidade de carne, além de provocar o máximo de heterose, o que nos trará bezerros e bezerras muito pesados, e apropriados ao mercado seja qual for a situação.   

Então vaca pode enriquecer ou empobrecer o criador, devido a variação brutal na manutenção da vacada e no índice de desfrute conseguido. Para se ter uma ideia, somente o efeito do estresse no criatório, pode roubar-lhe mais de 20% de sua eficiência produtiva.

Assim fazendo este programa (seja qual for sua vaca) vamos lhe garantir um gado produtivo ao máximo dentro do espectro a pasto, no seu caso, e com pé no chão.

1/ Adeque bem seu pasto (simplificadamente), sua aguada, suas cercas, e o cocho de sal (não longe da aguada). Faça manejo sem gritos ou atropelos, tanto no pasto como quando no curral. Além de vermífugos; preferimos para vacadas produtos a base de levamisole, ou derivados do mebendazol (Orais), ou outro que não seja da classe das Ivermectinas (endectocidas), que são bons vermífugos para o desempenho animal mas conflitam com o sistema hormonal reprodutivo da vaca.

2/ Mineralize suas vacas conforme a fertilidade de suas terras/pastos.

3/ Adicione na suplementação mineral o Produto/técnica EQUALIZADOR PLUS (do grupo Pecuária Pé no Chão), o qual fará seu gado elevar a eficiência metabólica quanto à energia retirada do pasto e quanto ao uso do “P” (fósforo) retirado do pasto e do mineral, e ainda fará seu gado ficar tranquilo e com elevação na resistência às doenças da reprodução e outras; de modo que o que terás e um aumento substancial do número de bezerros desmamados por cada 100 vacas exploradas. Terá excelentes resultados a custo reduzido (até o consumo do sal diminui). Obs. Num cerrado não fraco, um sal mineral com 60g de “P” + o Produto EQUALIZADOR PLUS (Péc. Pé no Chão) supera um sal mineral com 90g de “P” sem o Produto EQUALIZADOR PLUS. Ou seja: Terás um ganho em “P” elemento equivalente a no mínimo a 3,5g de fósforo p/ vaca/dia, além de inúmeras outras vantagens (escore corporal/ fertilidade/ sanidade e Não Estresse).

Goloni---3-maria
Para se obter um bom resultado econômico em pecuária de cria, devemos considerar a VACA uma máquina biológica – unidade metabólica – que tem condições de ser explorada (colocada a trabalhar) de forma bem mais objetiva, mostrando maior eficiência ($). Assim essa “unidade metabólica” deve desempenhar seu papel/obrigação, que é de conceber (fecundar bem, e logo depois do parto), ter uma boa gestação, dar leite “para valer” para seu filho (ao redor de 12 litros ao dia, por até 8 meses se necessário for, sem prejuízo para o outro que logo nasce ou para seu escore. Sobrará MÁQUINA bovina fazendo nosso Programa). Vai manter seu peso ao máximo possível, e quando desmamar o filho, poderá ficar na fazenda ou seguir para o frigorífico – descarte/abate – com bom resultado. O apoio ao bezerro até que o mesmo atinja pesos ideais, ou seja peso de 240 kg para macho nelore, para que daí para frente ele seja capaz de pastar bem e se desenvolver de forma normal, sem a mãe, superando o estresse da desmama (bezerrões bem criado abandonam as mães, e viram garrotes logo, e com recria rápida estão pronto à terminação para abate). Às vezes esta condição só será alcançada aos 8 meses…… de idade do bezerro. Para ser amparado pela mãe até esta idade/peso sem desgasta-la, a vaca tem de ser uma máquina ultra eficiente. Além de toda esta proeza, o organismo da vaca ainda irá/terá de controlar as doenças mais comuns na reprodução (“afora” a Brucelose pois ela estará vacinada).

Este Produto/técnica, também garante a sanidade do rebanho em todos os aspectos. Veja por exemplo detalhe incrível: É de conhecimento hoje em dia, que em vacas paridas – gado de corte – chegamos a encontrar até 30% de mamite subclínica, com detrimento no peso do bezerro/filho destas vacas, de 14 kg ao desmame (base aos 205 dias). Problema que o EQUALIZADOR PLUS (Pec. Pé no Chão) resolve muito bem. Ocorre também uma melhoria significativa na taxa de lotação da fazenda, e uma economia em mineralização, afora gastos menores com medicamentos. Obs. Na entressafra a vacada não sofrerá, mesmo que a seca seja severa. Numa situação em que seja necessária à vaca, usar/queimar sua gordura de reserva, esta será feita de maneira racional/eficiente, com economia da reserva corporal e preservação da saúde da vaca, graças ao Produto EQUALIZADOR PLUS (Pec. Pé no Chão), que tanto garante o bom escore, como afere o metabolismo para uma eficiente queima da gordura quando necessária. Obs. O preço deste produto fica em pouco mais que 10% do preço de um saco sal mineral/padrão de 30 kg. Será o gasto vaca/ano para tornar sua vacada altamente lucrativa.

Outros recursos utilizáveis junto a suplementação: Além destes Produtos Homeopáticos descritos acima, pode-se usar nos sais minerais, ou suplementos análogos, o Produto homeopático PARASITO PLUS para auxiliar no controle de carrapatos, moscas do chifre, bernes e vermes.

*Sobre programas genéticos para formação de vacadas altamente rentáveis (e econômicas), além de prontas para produzir carnes GOURMET, e bezerradas de alto desempenho, converse com Dr. Paulo no telefone/ e-mail abaixo.

Converse conosco.

Contato:

www.pecuariapenochao.com.br (17) 9.9766.0402 ou gado@terra.com.br A/C Lemos, P.B.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...